imagem x dinheiro

Cartão x Dinheiro.

Reflexões sobre o Uso Consciente do Cartão de Crédito.

Esse é um assunto que gosto e lembra as inúmeras vezes que perdi o controle utilizando o cartão de crédito, faltava o equilíbrio das contas.
Lembra quando vamos comprar alguma coisa sabendo que a fatura já está apertada, mas a nossa mente próspera e inconsciente acredita que você ficará rico (a) nos próximos dias? Dizemos: “dá pra passar, pode parcelar em 10x, nem vou sentir, porque a parcela vai ficar baixinha”.
Essa é a famosa atitude de tentar se sabotar e se convencer da própria lambança, que aos pouquinhos venho aprendendo a utilizar esse meio de pagamento. O cartão apesar de ser um vilão, esse meio de pagamento quando usando com sabedoria tem grandes benefícios. Afinal, existem situações em que vale mais a pena utilizar esse meio de pagamento e outras em que é melhor deixá-lo de lado. Como por exemplo, quando você precisa comprar algo de valor alto há a utilização das vantagens dos programas de pontos e a facilidade de parcelamento. Além disso, nessa situação, também podemos contar com cashbacks e, até mesmo, postergar o rendimento dos investimentos. Por isso, faz-se necessário o equilíbrio das contas

Os Desafios do Uso Consciente do Crédito e a Democratização Financeira.

Entretanto, é importante saber fazer bom uso desse meio de pagamento e estabelecer regras, pois quando não utilizado com consciência pode desmoronar sua vida Financeira. Suponha que ao comprar algo sejam aplicados juros no parcelamento do produto e, com isso, o valor final passe a ser o dobro do inicial. Além disso, um outro vilão desse tema, é a questão de deixar a fatura vencer, ou até mesmo a falta de pagamento.
Hoje em dia, sabemos que o acesso fácil ao crédito dar oportunidade da realização de muitas conquistas, principalmente, para pessoas de baixa renda. Tais, antes desse meio de pagamento, não conseguiam ter acesso a esse “socorro financeiro” e nem condições de poder comprar itens básicos para sobreviver, pois apesar do processo de democratização sob as concessões de crédito está acontecendo ainda não é algo uniforme para todas as classes.

Considerações sobre o Valor do Dinheiro Físico e Estratégias Financeiras.

Agora, vamos falar um pouquinho dos benefícios de ter o dinheiro físico. O qual muito das vezes é interessante para conseguir aquele desconto ou negociar o preço na hora da compra. Além de, até mesmo, servir para ter mais controle e praticidade.
Apesar do dinheiro em espécie ter lá suas vantagens, parando para pensar com a mente de uma “pequena investidora”, prefiro postergar o rendimento do meu dinheiro ao ter que utilizá-lo para pagar despesas à vista, considerando que tenho o valor para comprar e pagar no próximo mês. Essa escolha fez com que estabelecesse regras em relação ao valor que posso gastar no crédito. Também passei a enxergar o cartão como uma forma de organizar meus gastos, por exemplo, se determino que posso gastar R$400 por mês, logo são R$100,00 por semana, caso ultrapasse o combinado, já quebrou o cartão e peço uma segunda via (mentirinha), brincadeiras à parte, esse é um caminho que encontrei de organizar e não perder o controle, mantendo o equilíbrio das contas. Além do mais, é fácil de acompanhar os seus gastos, portanto, passe a ver o seu cartão de crédito como um aliado e deixe seu suado dinheirinho trabalhando para você!

Categories:

Ainda não há comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *