Aposentadoria é Liberdade Financeira?
No universo das Finanças, esses dois conceitos – Aposentadoria e Liberdade financeira – tem diferenças significativas.
É comum a gente sonhar com a tão sonhada e famosa aposentadoria, não é mesmo? Contudo, aposentadoria e liberdade financeira não podem ser classificadas como iguais.
No Brasil, com as novas regras, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fica garantido o direito à aposentadoria quando o segurado preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos de contribuição, se homem; e idade de 58 anos e 6 meses, se mulher, e 63 anos e 6 meses, se homem (fonte: Agência gov)
imagine neste momento que vocês mulheres só poderão comprar aquela bolsa, fazer aquela viagem dos sonhos e dar adeus ao seu “maravilhoso trabalho” com aproximadamente 58 anos de idade, isso se tiver 30 anos de contribuição. Será que podemos chamar isso de Liberdade Financeira?
Provavelmente vieram à mente o fato de não precisar trabalhar e estar aposentado, você já conquistou essa liberdade. Afinal, já tem dinheiro para pagar suas contas, não é mesmo?
Diferença entre Aposentadoria e a Liberdade Financeira:
Basicamente, podemos dizer que aposentadoria é quando conseguimos simplesmente pagar nossas contas em dia e se sustentar sem depender de terceiros. Já a Liberdade Financeira, tem relação com o seu estilo de vida, como por exemplo, quando suas despesas são pagas com os lucros ou rendimentos mensais dos seus investimentos e com isso pode fazer escolhas pensando no seu prazer pessoal, ou até mesmo, fazer o quiser sem precisar pensar nos gastos.
O mercado financeiro proporciona isso, podemos alcançar a liberdade financeira sem estar aposentado. Ou seja, essa questão vai depender, principalmente, da sua educação financeira, escolha de bons investimentos e de como o seu dinheiro vai trabalhar para você. A fim de conquistar a tão sonhada renda passiva.
Contudo, podemos concluir que a aposentadoria sem ter alcançado a liberdade financeira não é uma das melhores opções. Em geral, continuaremos “pobres”, pois caso você tenha direito a se aposentar pelo INSS, considerando o seu tempo de trabalho e ganhando mais de 4 salários mínimos, no qual consiga pagar suas despesas, infelizmente, quando se fato você se aposentar esse valor pode cair para menos de dois salários, levando em consideração que os benefícios superiores ao salário mínimo sempre terão reajustes menor ao previdenciário. Portando, dessa forma, continua sem poder ter acesso ao que realmente nos proporciona qualidade de vida e realizações pessoais, uma vez que jamais iremos alcançar a liberdade financeira por esse meio. Então, você deve planejar prioritariamente sua liberdade financeira e se aposentar ou não será uma escolha sua.
Estratégias para Alcançar Liberdade Econômica.
Alcançar a liberdade financeira não é apenas acumular riqueza, mas também de desenvolver uma mentalidade de prosperidade e uma abordagem estratégica em relação ao dinheiro. Envolve tomar decisões conscientes sobre gastos, investimentos e estilo de vida, frequentemente adotando uma postura de frugalidade. Além de investir recursos em ativos que gerem retorno a longo prazo.
Nesse sentido, a educação financeira desempenha um papel fundamental. Aprender sobre investimentos, orçamento pessoal, e planejamento financeiro permite que as pessoas tomem as rédeas de suas finanças e tracem um curso à independência econômica. É um processo contínuo de aprendizado e adaptação, onde erros podem ser transformados em lições valiosas. Além de cada passo dado em direção aos objetivos financeiros se tornar uma conquista significativa.
Ao priorizar a construção da liberdade financeira, estamos, na verdade, investindo em nossa própria autonomia e qualidade de vida. Isso significa não apenas acumular recursos para a aposentadoria, mas também criar um estilo de vida sustentável, onde as escolhas financeiras estejam alinhadas com nossos valores e objetivos pessoais. É uma jornada de autoconhecimento e autodisciplina, onde o foco no longo prazo nos permite desfrutar do presente com tranquilidade e segurança. Assim, construindo um futuro sólido e próspero.
Ainda não há comentários